EDUCA+AU - Educação, Cultura e Arte em Arquitetura e Urbanismo (2020 - Atual)
A ação de extensão EDUCA+AU Educação, Cultura e Arte em Arquitetura e Urbanismo pretende promover a importância da Arquitetura e Urbanismo para a sociedade, por meio da educação, da cultura e da arte, voltadas para um público mais amplo, que inclui crianças, jovens e adultos. O conhecimento sobre o papel do arquiteto e o significado da arquitetura e a cidade na sua articulação com outras manifestações da cultura e da arte, constituem possibilidades de promover a cidadania, a inclusão, a sustentabilidade e a valorização do patrimônio arquitetônico e urbano.
Integrantes: Ricardo Alexandre Paiva - Coordenador / Beatriz Helena Diogenes - Integrante / Francisco Ricardo Cavalcanti Fernandes - Integrante / Márcia Gadelha Cavalcante - Integrante / Igor Ribeiro - Integrante / Bruno Melo Braga - Integrante / Bruno Perdigão - Integrante / Paulo Costa Sampaio Neto - Integrante / Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa - Integrante / Anastácio Braga Nogueira - Integrante / Luiz Mattoso Cattony - Integrante / Julia Santos Miyasaki - Integrante / Jeannette Filomeno Pouchain Ramos - Integrante / Mario Fundaró - Integrante / Clevio Dheivas Nobre Rabelo - Integrante / Marcos Nuno Mendes da Silva Pardana - Integrante / Duarte Ferreira de Sousa - Integrante.
Arquitetura Contemporânea no Nordeste (Evento). (2020).
Arquitetura Contemporânea no Nordeste trata-se de evento online, no formato de webinários semanais, para promover a difusão e o debate da produção arquitetônica recente na região Nordeste, através de uma parceria institucional entre os Cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas ? UFAL e da Universidade Federal do Ceará ? UFC. A relevância da proposta está em explorar a reflexão prática inerente à maneira de pensar e desenvolver o projeto de arquitetura na região Nordeste, de modo a expor a intrínseca relação entre a prática, a localidade e as realidades nas quais a arquitetura produzida está inserida. Os webinários estão destinados ao público acadêmico, alunos da graduação e pós-graduação e professores, assim como aos profissionais nacionais e internacionais interessados em conhecer a produção da arquitetura no Nordeste brasileiro. Espera-se com essa ação ampliar o conhecimento e suas trocas a partir das práticas apresentadas e com possibilidade de interação via chat para realização de perguntas e colocações que serão mediadas. A ação é vinculada, ainda, ao Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC.
Integrantes: Bruno Melo Braga - Coordenador / Ricardo Alexandre Paiva - Integrante / MANUELLA MARIANNA CARVALHO RODRIGUES DE ANDRADE - Integrante / Edler Oliveira Santos - Integrante.
NÚCLEO DOCOMOMO CEARÁ (2017 - Atual)
O NÚCLEO DOCOMOMO CEARÁ tem como objetivo estimular e contribuir para o intercâmbio de estudos, pesquisas e experiências de intervenção no processo de documentação e conservação do patrimônio edificado modernista no Ceará. O Núcleo congrega, além de arquitetos, urbanistas, pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós graduação de Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia e áreas afins, instituições federais, estaduais e municipais voltadas às questões da preservação do patrimônio edificado. O Núcleo, por meio de seminários, mostras, exposições, debates e site institucional, almeja ainda um alcance em escala nacional e alinhamento aos desígnios do DOCOMOMO Brasil, amplificando para a sociedade as discussões teóricas e práticas de relevância historiográfica, de documentação e conservação do patrimônio modernista e seu significado para a memória.
O projeto de Extensão do "Núcleo Docomomo Ceará" é do Curso de Arquitetura e Urbanismo e atualmente está sob a coordenação do Prof. Ricardo Alexandre Paiva, coordenador do LoCAU.
Integrantes: Ricardo Alexandre Paiva - Coordenador / Margarida Júlia Andrade - Integrante / Romeu Duarte Jr - Integrante / Domingos Linheiro - Integrante / Zilsa Maria Pinto Santiago - Integrante / Beatriz Helena Diogenes - Integrante / Magda Campelo Macedo - Integrante / Francisco Ricardo Cavalcanti Fernandes - Integrante / Antônio Martins Rocha Júnior - Integrante / Daniel Ribeiro Cardoso - Integrante / Márcia Gadelha Cavalcante - Integrante / Igor Ribeiro - Integrante / Renan Cid Varela Leite - Integrante / Bruno Melo Braga - Integrante / Paulo Costa Sampaio Neto - Integrante / Clovis Ramiro Jucá Neto - Integrante / Nádia Khaled Zurba - Integrante / Waldete Cunhas de Freitas - Integrante / Anastácio Braga Nogueira - Integrante / Cristiane de Araújo Alves Siqueira - Integrante / José Ramiro Teles Beserra - Integrante / Marcus Venícius Pinto de Lima - Integrante / Pedro Araújo Boaventura Filho - Integrante / Fernanda Claudia Lacerda Rocha - Integrante.
Financiamento: PROEXT-UFC.
Caminhos da Arquitetura Moderna em Fortaleza: a contribuição dos arquitetos
(2016 - 2018)
A atividade de Extensão tem como objetivo produzir a versão gráfica e digital da publicação "Caminhos da Arquitetura Moderna de Fortaleza: a contribuição dos arquitetos", com base na sistematização e documentação das trajetórias profissionais e docentes de importantes arquitetos que atuaram em Fortaleza, enfatizando a formação e influências, a prática docente e profissional, a produção bibliográfica, bem como as obras mais emblemáticas. A ação em torno das atividades de pesquisa e extensão está vinculada às atividade do LoCAU (Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização) do DAU-UFC, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Alexandre Paiva. Pretende-se com a publicação e divulgação do legado destes arquitetos construir uma base de dados relevante, que contribua para dar visibilidade à produção da arquitetura moderna em Fortaleza no Norte e Nordeste, que servirá de referência para estudos, consultas e pesquisas locais no âmbito do ensino, pesquisa e extensão desenvolvido no DAU-UFC e no PPGAU+D-UFC e em outros cursos de arquitetura e urbanismo de Fortaleza e do Ceará, além do alcance em relação aos órgãos de documentação e preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural e à sociedade em geral.
Integrantes: Ricardo Alexandre Paiva - Coordenador / Beatriz Helena Diogenes - Integrante / Isadora Campos Torres - Bolsista Voluntária / Yan Santos Monteiro - Bolsista PREX.
Financiamento: PROEXT-UFC.
Diálogos In (comuns) sobre infância, cidade e sociedade (2017)
Descrição: O projeto Diálogos In (comuns) sobre infância, cidade e sociedade pretende promover práticas multi e transdisciplinares sobre a sociedade, a produção do espaço urbano e arquitetônico. Resulta da parceria entre projetos de extensão e grupos de pesquisa da Universidade Federal do Ceará dos cursos de Psicologia de Sobral e Fortaleza e do curso de Arquitetura e Urbanismo/Fortaleza. São eles: Laboratório de Pesquisa e Prática em Psicologia e Educação ? LAPPSIE (Psicologia UFC - SOBRAL), Núcleo de Estudos em Teoria Crítica, Indústria Cultural e Psicologia Social ? PRISMAS (Psicologia UFC - Sobral), com a participação das Profas. Dras. Érica Atém e Deborah Antunes, em parceria com o PPGAU+D-UFC e o Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC (DAU-UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Paiva. O projeto muito contribuirá para as atividades de extensão universitária e valorização de práticas culturais e pedagógicas em Sobral e Fortaleza, fortalecendo áreas de interesse e outros campos de pesquisa.
Integrantes: Ricardo Alexandre Paiva - Integrante / Zilsa Maria Pinto Santiago - Integrante / Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa - Coordenador / Deborah Christina Antunes - Integrante.
Diálogos In (comuns) sobre infância, cidade e sociedade (Evento) (2016)
O evento Diálogos In (comuns) sobre infância, cidade e sociedade pretende promover práticas multi e transdisciplinares sobre a sociedade, a produção do espaço urbano e arquitetônico. Resulta da parceria entre projetos de extensão e grupos de pesquisa da Universidade Federal do Ceará dos cursos de Psicologia de Sobral e Fortaleza e do curso de Arquitetura e Urbanismo/Fortaleza. São eles: Laboratório de Pesquisa e Prática em Psicologia e Educação ? LAPPSIE (Psicologia UFC - SOBRAL), Núcleo de Estudos em Teoria Crítica, Indústria Cultural e Psicologia Social ? PRISMAS (Psicologia UFC - Sobral), com a participação das Profas. Dras. Érica Atém e Deborah Antunes, em parceria com o PPGAU+D-UFC e o Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC (DAU-UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Paiva. O evento muito contribuirá para as atividades de extensão universitária e valorização de práticas culturais e pedagógicas em Sobral e Fortaleza.
Integrantes: Ricardo Alexandre Paiva - Integrante / Zilsa Maria Pinto Santiago - Integrante / Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa - Coordenador / Deborah Christina Antunes - Integrante / Bianca Antunes - Integrante.
Caminhos da Arquitetura Moderna em Fortaleza (Parte 2) (2015)
A atividade de Extensão CAMINHOS DA ARQUITETURA MODERNA EM FORTALEZA tem como objetivo finalizar a versão gráfica e a atualizar continuamente a versão digital do Guia da Arquitetura Moderna em Fortaleza (1960 e 1982), com base na sistematização, documentação e seleção das obras modernas mais emblemáticas, compilando-as em um inventário sucinto, a ser publicado em meio impresso e disponibilizado em meio digital, inclusive dos modelos em 3d. A ação em torno da pesquisa e produção do Guia está vinculada às atividade do LoCAU (Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização) do DAU-UFC, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Alexandre Paiva. Pretende-se com a publicação, divulgação e atualização permanente do Guia construir uma base de dados relevante, que contribua para dar visibilidade à produção da arquitetura moderna em Fortaleza no Norte e Nordeste, que servirá de referência para estudos, consultas e pesquisas locais no âmbito do ensino, pesquisa e extensão desenvolvido no DAU-UFC e em outros cursos de arquitetura e urbanismo de Fortaleza e do Ceará, além dos alcance em relação aos órgãos de documentação e preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural e à sociedade em geral.
Integrantes: Ricardo Alexandre Paiva - Coordenador / Beatriz Helena Diogenes - Integrante / Daniel Ribeiro Cardoso - Integrante / Roberto Esdras Lobo - Bolsista.
Financiamento: PROEXT-UFC.
Caminhos da Arquitetura Moderna em Fortaleza (2014)
A atividade de Extensão CAMINHOS DA ARQUITETURA MODERNA EM FORTALEZA tem como objetivo a produção gráfica e digital do Guia da Arquitetura Moderna em Fortaleza (1960-1982), que servirá de subsídio para a atividade do Momotur (roteiros arquitetônicos) do 5 DOCOMOMO N/NE - Seminário de Documentação e Conservação do Movimento Moderno Norte/Nordeste - na cidade de Fortaleza entre os dias 11 a 15 de novembro de 2014 com a temática "Projeto, obra, uso e memória: a intervenção no patrimônio arquitetônico modernista", organizado pelo Curso e Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). A ação em torno da pesquisa e produção do Guia está vinculada às atividade do LoCAU (Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização) do DAU-UFC, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Alexandre Paiva. Pretende-se com a publicação e divulgação do Guia e dos roteiros arquitetônicos do Momotur construir uma base de dados relevante, que contribua para dar visibilidade à produção da arquitetura moderna em Fortaleza no Norte e Nordeste, que servirá de referência para estudos, consultas e pesquisas locais no âmbito do ensino, pesquisa e extensão desenvolvido no DAU-UFC e em outros cursos de arquitetura e urbanismo de Fortaleza e do Ceará, além dos alcance em relação aos participantes do evento.
Integrantes: Ricardo Alexandre Paiva - Coordenador / Beatriz Helena Diogenes - Integrante / Lia Beatriz Matos Dourado Bezerra - Bolsista.
Financiamento: PROEXT-UFC.
Canto é um Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU), projeto estudantil conceituado e fomentado pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA). O Canto se destaca com seu compromisso dentro da vivência extensionista ao fomentar uma genuína troca de aprendizados entre a Universidade e a sociedade civil, associando, de forma complementar, os conhecimentos teóricos e práticos da academia aos saberes e experiências locais. A partir do atendimento de demandas coletivas de projetos arquitetônicos voltados para grupos sociais de baixa renda, o escritório busca transformar a realidade de Fortaleza por meio de práticas horizontais em assessoria técnica, em prol do bem estar, da qualidade de vida, da sustentabilidade econômica, ambiental e social dos grupos e territórios mais vulneráveis da sociedade, que normalmente não têm acesso ao mercado formal de Arquitetura e Urbanismo.
O projeto de Extensão do "Canto" é do Curso de Arquitetura e Urbanismo e atualmente está sob a coordenação do Prof. Mario Fundaro, participante do LoCAU.
Integrantes: Atualmente 32 estudantes e um professor orientador (Mario Fundarò) compõem os membros do Canto.