top of page

Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e da Urbanização

 

Esta linha de pesquisa aborda a produção do espaço urbano e arquitetônico à luz dos estudos das teorias e da história da arquitetura, do urbanismo e da urbanização com base nos seus fundamentos sociais (econômicos, políticos, cultural-ideológicos e ambientais). Compreende a análise do espaço construído, considerando a arquitetura, o paisagismo e a morfologia urbana, assim como os processos históricos e contemporâneos da urbanização. A Linha acolhe também pesquisas centradas na análise da historiografia da arquitetura e do urbanismo, enfocando os seus agentes e suas bases epistemológicas; a espacialização dos processos históricos e contemporâneos; análise e produção de inventários arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos; políticas e práticas de preservação e intervenção no patrimônio cultural edificado; e teoria e crítica da arquitetura e do urbanismo moderno e contemporâneo.

Região Metropolitana de Fortaleza: processos e conflitos socioespaciais

 

Esta linha visa investigar as transformações na Região Metropolitana de Fortaleza com base nos processos e conflitos socioespaciais da urbanização, enfatizando suas dinâmicas econômicas, políticas, simbólicas e territoriais, bem como o papel dos agentes públicos e privados.

Projeto, Teoria, História e Crítica: do moderno ao contemporâneo

 

Esta linha tem como objetivo articular a teoria e a prática por meio de uma análise histórica e crítica das manifestações da arquitetura e do urbanismo desde o século XX até a atualidade, estudando a inserção social das obras e dos arquitetos, bem como os seus legados culturais. 
 

Turismo, cidade e arquitetura

 

Esta Linha se debruça sobre a relação dialética ente a atividade turística e produção e o consumo do espaço à luz do campo disciplinar da Arquitetura e Urbanismo e do Planejamento Urbano e Regional, enfatizando teórica e historicamente os impactos e conflitos socioespaciais na cidade e na arquitetura.

Documentação, conservação e intervenção: memória e tecnologias digitais

 

Esta linha investiga a relação entre as tecnologias digitais e o processo de documentação, conservação e intervenção na cidade e no edifício, enfatizando o seu papel na valorização do patrimônio edificado e, consequentemente, na preservação da memória.

 

 

 

bottom of page